SOBRE NÓS

O Centro Espírita Paulo e Estevão é composto por vários grupos que além de levar a Doutrina Espírita ao conhecimento da comunidade, tenta amenizar na medida do possível o sofrimento de famílias carentes de São Vicente.
Fundado em 12 de Setembro de 1954, o CEPE vêm ao longo dos anos realizando vários trabalhos em prol da comunidade. Realizando campanhas de fraternidade, visitas a hospitais, orfanatos, asilos e instituições de caridade. Faça-nos uma visita e conheça um pouco mais sobre essa maravilhosa Doutrina que prega a moral e o amor ao próximo. 

LOCALIZAÇÃO

Rua Visconde de Tamandaré, 442
São Vicente - SP. 

( 13 ) 3467-5303 

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2004 - 2019 por FBassi 

NOSSA HISTÓRIA

Aos 12 de setembro de 1954, foi fundado o Centro Espírita Paulo e Estevão na residência do Dr. Jenevile na Avenida Martins Fontes nº 26, numa reunião com a presença do Sr. José de Freitas, Palmira Reis, Wilson Serrano , Dr. Jeneville Hermandoff, irmãos que já algum tempo promoviam reunião de estudos espíritas, baseados nos ensinamentos de Kardec. 
A Assembléia geral foi presidida por Dna Palmira Reis, secretariada pelo confrade Wilson Serrano Pinto, onde o Sr. José de Freitas apresentou cópias do estatuto da entidade que ele próprio elaborou. 
Foi eleita nessa assembléia a 1º Diretoria do Centro, Presidente José de Freitas.,Secretário Wilson Serrano Pinto, Tesoureira Palmira Reis, Conselheiro e Diretor de Assuntos Gerais Dr. Jeneville Hermandoff, Fiscal Luiz Miranda. 
Com o lema "Servir com honra, com amor, caridade e princípios doutrinários a casa e a causa espírita, iniciava-se uma batalha de fé na luz, na nossa cidade a partir desse grupo". 
Em 11 de Setembro de 1956 deu-se continuidade as atividades doutrinárias, na nova sede a Rua Frei Gaspar nº 1036, provisoriamente, pois já se ventilava o início da construção da sede própria. 
Aos 10 de junho de 1958, já na rua Visconde Tamandaré nº 442, foi empossada a nova diretoria que daria início à construção da nossa casa, sempre tendo a frente o casal José de Freitas e Palmira Reis, que doaram os terrenos de sua propriedade para que a instituição pudesse ser edificada. E concluída em meados 1968. 
É bom ressaltar que nesse período de construção os trabalhos doutrinários e sociais aconteciam na edícula aos fundos, onde hoje funcionam a cozinha, salão almoxarifado. 
É importante lembrar também que além do casal Freitas e Palmira vários irmãos de boa vontade freqüentadores ou cidadãos da sociedade vicentina colaboraram para que a sede própria fosse concluída. 
Nesses 50 anos de existência nossa casa tem avançado cada vez mais no trabalho doutrinário e social, levando conforto a centenas de almas encarnadas e desencarnadas. 
Alem do casal Freitas, tiveram no progresso e solidificação da casa os memoráveis casais Luzia Cruz Moreira e Hidelbrando Guedes Moreira. Dna Luzia foi a Segunda Presidente da Casa após a doença e o falecimento do Sr. José de Freitas, assumindo a responsabilidade da casa, anteriormente a isso, Dna. Luzia já tinha exercido outras funções na diretoria da casa desde maio 1965. 
Foi na sua gestão que a casa complementou e avançou n o que já vinha sendo preparado há muitos anos, ou seja, a consolidação dos estudos metódicos da doutrina, a ampliação da rede de atendimento social e principalmente deflagrou-se idéia e a cultura do gerenciamento da casa em grupo e não mais centralizada apenas na diretoria. 
Esse método atual de gerenciamento tem proporcionado a todos oportunidades de trabalho nos diversos grupos sempre com muita responsabilidade, amor ao próximo, a casa e a causa espírita. 
Temos ainda junto conosco no plano físico grandes companheiros que deram sua participação de amor e trabalho para que nós tivéssemos nossa casa no caminho do progresso, como o Sr. Juraci Cruz, Sr. Oscar Martins e o Sr. José Novaes. 
Atualmente a casa é presidida pela irmã Cleide Mendes Luz Rios, que sucedeu Dna. Luzia após seu falecimento, onde é auxiliada pela diretoria, pelo Departamento de Orientação Doutrinário e o Departamento de Assistência Social e pelos trabalhadores do vários grupos hoje em ação. 
Hoje já podemos contar com nosso Núcleo Assistencial Paulo e Estevão- NAPE, que nos possibilita a centralização dos trabalhos assistenciais em único local,  assim como,  a continuidade e solidificação e divulgação da doutrina, onde temos a oportunidade de executar nosso plano de trabalho " O evangelho mudando vidas".
A esses e vários outros, que tanto trabalharam na construção e na manutenção dos princípios doutrinários de nossa casa que hoje nos fortalece, rogamos a  Deus que os  abençoe e os ilumine na sua trajetória espiritual.

NOSSA VISÃO

É interessante verificar que está acontecendo, exatamente, o que foi previsto por Kardec há quase cento e cinquenta anos. Sob diferentes enfoques, encontramos a realidade dos postulados espíritas, apresentados e discutidos por estudiosos de diversas áreas, fazendo renascer questões que a Doutrina Espírita sempre movimentou.

NOSSA FÉ

A fé sincera e verdadeira é sempre calma, dá a paciência que sabe esperar, porque, apoiando-se na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de atingir o objetivo.  A calma na luta é sempre um sinal de força e de confiança; a violência, ao contrário, é uma prova de fraqueza e dúvida de si mesmo. 

NOSSA COMUNIDADE

Nossa missão é o estudo, a prática e a difusão do Evangelho de Jesus Cristo e do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita.

CASA ESPÍRITA

Casa Espírita é o  ambiente mais propício para encontrarmos paz, reconforto, compreensão, esclarecimentos; é o lugar onde espíritos iluminados, vem em missões de divulgação das Leis Naturais, bem como em atendimento aos sofredores dos dois planos da vida; é onde irmãos encarnados dedicados (inspirados pelos mentores), buscam em pesquisas, nos passar a interpretação correta da mensagem do Cristo através de palestras edificantes. Com a divulgação dos ensinos de Jesus, compreendemos aos poucos que seremos cada vez mais felizes quanto mais pautarmos a nossa caminhada de acordo com as Leis Naturais, sentimos que a atmosfera espiritual está repleta de luzes e energias salutares que reorganizam as nossas forças e relembramos os ideais cristãos buscando sufocar as nossas imperfeições e elevarmos os nossos valores morais, gravados indeléveis em nossas consciências, por bondade do Criador.

acomp4